CULTURA

Movimento de cidadãos lança petição pública para suspensão das obras de construção do mercado de peixe na marginal

	 Movimento de cidadãos lança petição pública para suspensão das obras de construção do mercado de peixe na marginal

Vitrina, 11.08.2025 - Um grupo de cidadãos que inclui políticos, economistas, escritores, pintores, jornalistas e juristas está a apoiar uma “Petição Pública” que pede a “suspensão imediata” da construção do mercado de peixe na Marginal 12 de Julho, na cidade de São Tomé, no âmbito da requalificação dos dois primeiros lotes de toda a marginal que se estende da entrada de São Marçal, até ao aeroporto Nuno Xavier.

A petição que já foi subscrita por cera de 300 pessoas será enviada para o Governo de São Tomé e Príncipe, Ministério de Infraestruturas e Recursos Naturais, Camara Distrital de Agua Grande, Banco Europeu de Investimento e UNESCO (para avaliação do impacto patrimonial).

“Nós, abaixo-assinados, cidadãos são-tomenses, residentes e amigos de São Tomé e Príncipe, manifestamos a nossa profunda preocupação com a construção do novo mercado de peixe na Marginal 12 de Julho, em frente ao monumento nacional a Capela de Bom Jesus e a Praça da UCCLA”, lê-se no documento.

Os proponentes consideram que o projeto é “arquitetonicamente agressivo, desarmonizado o casco antigo da cidade que merece preservação e valorização”. O documento que está a circular nas redes sociais justifica que a localização deste mercado de peixe em frente a monumentos históricos e numa área até agora livre de construções “é inaceitável” e compromete a paisagem cultural e turística da baía” de Ana Chaves.

O projeto é também criticado pelo facto de não incluir estações de tratamento de águas residuais, o que levará ao despejo de afluentes não tratados no mar, constituindo “um crime ecológico e ameaçando a fauna marinha”.

Por tudo isso, os proponentes da petição exigem a “suspensão imediata” das obras em curso, a “reavaliação do projeto” com consulta pública e estudos de impacto ambiental e patrimonial” e a “inclusão de sistemas de tratamento de águas residuais” para evitar danos ecológicos.

O documento está a ser partilhado para assinaturas nas versões em português e inglês. O Vitrina promete continuar a acompanhar a evolução da situação.

MB/Vitrina

More about:

Segue-nos em:

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, atualizações exclusivas e conteúdos especiais direto na sua caixa de entrada!

Por favor, preencha o campo obrigatório.

People's Poll

Na sua opinião, qual é o maior desafio que o país enfrenta hoje?

Redes Sociais & newsletter

GABAR, uma sociedade dedicada à prestação de serviços nas áreas da comunicação social.